Follow by Email

IMPRIMIR ou SALVAR PDF

Print Friendly and PDF

Imprimir ou Salvar PDF

sábado, 15 de outubro de 2011

Ao longo desse tempo aprendi que ser Professor é...



Ser a personificação da consciência do aluno, é confirmar suas dúvidas, explicar o motivo da sua insatisfação e estimular sua vontade de melhorar sempre. É ensinar estando sempre disposto a aprender por estar seguro do seu conhecimento, é defender seus alunos de sua própria influência.

É ensinar como se realmente não os ensinasse, propondo conhecimento que não sabem como se apenas eles o tivessem esquecido. É ensinar a encontrar as respostas dentro de si mesmo sabendo que é indispensável se corrigir quando necessário, mas saber principalmente que não deve se corrigir muito!

O bom professor transfere o que sabe e aprende o que ensina ao mesmo tempo em que ensina a duvidar daquilo que está ensinando. Ele não é o mestre que aprendeu a ensinar mais aquele que ensina a aprender arranjando modos de fazer com que o próprio aluno descubra as respostas.

O professor ideal é aquele que ensina que aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar o que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você e que ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar. Sabendo que ninguém, ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar ou tão sábio que não tenha algo a aprender!

O verdadeiro mestre é aquele que sabe que ensinar é aprender duas vezes tendo sempre a preocupação de ensinar o aluno a aprender a solucionar por si mesmo, por isso, ser professor é muito mais que ser “aquele” que corrige provas e dá as notas. 

Não devemos nos frustrar quando não conseguimos realizar o impossível encarando como uma derrota pessoal nem mesmo quando alguns querem nos fazer acreditar que o material mais barato disponível no mercado é o professor!

O professor ideal é aquele que admite e aceita que nem sempre é possível fazer tudo ou vencer sempre, é saber que não somos culpados pelo fracasso de não conseguir ensinar uma pulga a parar de pular ou um gato a parar de miar.

Nosso sucesso condiz em conseguir seduzir pessoas inteligentes fazendo elas acreditarem que jamais poderão cair, se afundar ou mesmo sumir. Por mais que tentem... Ninguém jamais conseguirá quantificar a importância, a influência ou a relevância de um professor na vida de um   aluno!


       Ser Professor é  uma forma de mudar o mundo, sonhar fora da realidade, fazer o impossível ser possível, por isso considero essa a profissão que pode transformar o mundo e a dura realidade.

Quando se ensina a um adulto ensina-se apenas a ele, mas quando ensina-se  uma criança TODA a sua família aprende também, porque a criança transforma e transmite tudo o que aprende!

Chego à conclusão que ser Professor é tomar para si a responsabilidade do saber tendo o poder de moldar mentes, transformando caráter, incutindo a perseverança fazendo-os perceber o verdadeiro sentido de solidariedade lhes dando esperança e poder através do conhecimento!


Autora: Adriana Boattini




Espero que tenha gostado!
Deixe um recadinho e volte sempre!!!

 
PS: Se encontrar alguma postagem sem os devidos créditos e souber a origem, por favor me avise para que eu sinalize corretamente.
Adicionar aos Favoritos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...